sexta-feira, 8 de março de 2013

Nossa homenagem ao dia 8 de março, dia da mulher


Mulheres Inspiradoras da Bíblia: Ana


Ana

A vida de Ana, seus sofrimentos e alegrias


"...eu sou uma mulher atribulada de espírito" (1Sa 1:15).
"... e o seu semblante já não era triste" (1Sa 18).

O seu nome, assim como o seu modo de ser, nos apresenta uma mulher "graciosa" amável, mansa e generosa. O seu nome era Ana. Apesar de possuir estas tão boas características, ela vivia triste.
A Bíblia nos diz que ela e Penina eram esposas de Elcana. Mas enquanto "Penina tinha filhos" ela "Ana não os tinha".

Num lugar mais profundo do seu coração, estava o imenso desejo de ser mãe. A sua alma ansiava por um filho mas a Bíblia diz que "o Senhor lhe tinha cerrado a madre" (1Sa 1:5b).
O seu desejo não estava coincidindo com o desejo de Deus na sua vida naquele momento. O tempo de Deus era diferente do seu tempo, assim como foi o tempo de Sara, o de Rebeca e o de tantas outras mulheres que amavam ao Senhor, mas tinham também suas madres cerradas.

Apesar da tristeza que carregava consigo, ela tinha um marido que a amava. Ele, muitas vezes, a via chorando. Mas, numa certa ocasião, quando ele e toda a sua família foram a Siló para adorar e fazer sacrifícios ao Senhor, ele a viu chorando e perguntou-lhe: "Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?" (1Sa 1:8)

Assim como ela fez, coloquemos também diante do Senhor...

a) o sofrimento que abate o nosso semblante;
b) nossos momentos de solidão;
c) a amargura que guardamos em nosso coração;
d) a tristeza que invade a nossa alma;
e) a ansiedade que nos faz definhar... e depois...
Adoremos, adoremos e adoremos o Senhor que nunca nos abandona e está sempre cuidando de cada detalhe da nossa vida.

Depois que Ana ouviu o seu marido, Elcana, perguntar-lhe se ele não era "melhor do que dez filhos", ela levantou-se e foi para o templo orar e derramar a sua alma no trono do Senhor. Sim, ela foi adorar a Deus e orar pelos problemas que a estavam deixando triste.
Ana orava e chorava com "amargura de alma". Ela não estava só porque procurou refúgio no Senhor. Deus estava com ela e ouviu quando ela Lhe pediu um filho. Este pedido, no entanto, veio acompanhado de um voto.

Ela disse: "Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha" (1Sa 1:11).
Deus ouviu a oração de Ana. Ele veio até ela para satisfazer as suas necessidades, dar consolo e conforto à sua alma. Somente Ele seria capaz de consolar o seu coração, dar alívio, apoio e encorajamento.
Enquanto Ana chorava e orava silenciosamente, apenas movendo os seus lábios, o sacerdote do templo, Eli, a viu e pensou que ela estivesse embriagada. Ele a repreendeu mas ela, amorosamente, respondeu:
"... Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o Senhor" (1Sa 1:15).

Ela saiu do templo feliz e com certeza no coração de que a sua vida, a partir daquele momento, iria mudar.
A Bíblia nos diz que ela "... foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste" (1Sa 1:18).
Ana, creu, pois o semblante já não era o mesmo. Pela fé, ela acalmou a sua alma e repousou no Senhor, esperando apenas o dia em que iria ter em seus braços o filhinho que ela tanto desejava mas que iria ofertar ao Senhor.

Irmã, este é o exemplo a ser seguido por nós. 

Quando oramos ao Senhor e, com fé, depositamos todos os nossos problemas a Seus pés, então devemos mudar o nosso semblante e deixar o mundo ver em nós um brilho que vem de um coração transformado por confiar em Deus. Isto é fé. O Senhor, na Sua Palavra, nos diz em Filipenses 4:4: "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos."

Por que então ficar triste? Por que não confiar? Regozijemo-nos e confiemos que o Senhor é quem controla a nossa vida e é Ele quem deseja o melhor para nós!

A fé depositada por Ana no Senhor, finalmente foi concretizada. Ela teve um filho! Samuel nasceu e ficou com ela apenas dois ou três anos. Ela amamentou seu filhinho e o preparou para entregá-lo a Deus. Ela foi fiel no que havia prometido ao Senhor. Ela ensinou os primeiros passos a Samuel mostrando que havia um Deus que ela amava de todo o seu coração. Com ela ele...

1- aprendeu os caminhos de Deus, certamente, vendo o exemplo dela e sua devoção a Aquele que o trouxe ao mundo (Deus);
2- aprendeu os caminhos de Deus ao ouvi-la falar do Senhor, contando-lhe como ela conseguira engravidar;
3- aprendeu os caminhos de Deus vendo-a corrigindo-o e instruindo-o na Palavra de Deus.

Coloque o Senhor no centro da sua vida e, com fé, faça como Ana "foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste" (1Sa 1:18).

Autora: Valdenira Nunes de Menezes Silva
Fonte: Blog Mulheres da Bíblia

RECEITA DO CÉU - PAVÊ DE MORANGO DA THAÍS


Pavê de Morango da Thaís


Que tal fazer essa deliciosa sobremesa neste dia internacional da mulher!

Ingredientes

  • 1 pacote de bolacha maizena ou bolacha champagne
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 lata de leite comum
  • 2 gemas peneiradas
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo ou maisena
  • 2 xícaras de chá de morango
  • 1 colher de chá de baunilha
  • Morango e chantilly para decorar

Modo de Preparo

  1. Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite (reserve um pouco para dissolver o trigo), as gemas peneiradas levemente batidas, a baunilha e a farinha misturada no leite reservado
  2. Mexa até engrossar (engrossou em 15 minutinhos, mas não pode parar de mexer)
  3. Desligue o fogo e junte o creme de leite com o soro
  4. Se necessário, bata o creme no liquidificador para desmanchar possíveis bolinhas que se formam no creme
  5. Em um refratário, coloque na seguinte ordem uma camada de bolacha (passe as bolachas no leite com açúcar rapidamente), uma camada de morangos picados, metade do creme
  6. Repita as camadas terminando com o creme
  7. Decore a seu gosto, com morangos e chantilly
Fonte: Tudo Gostoso
 



 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...