terça-feira, 27 de novembro de 2012

Família é Vida - Segurança infantil



Segurança infantil

Pais e adultos responsáveis por crianças devem redobrar a atenção quando elas estiverem no mar




Pais e adultos responsáveis por crianças devem redobrar a atenção quando elas estiverem no mar, na piscina ou em outro local em que estejam envolvidas com a água. É que o afogamento é a segunda maior causa de morte acidental entre adolescentes até 14 anos, atrás apenas dos atropelamentos. A constatação faz parte de um levantamento feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com base em dados apurados em 2009.

Foram registradas mais de mil e trezentas mortes nessas circunstâncias, 45% em águas naturais. Cerca de 36% das vítimas tinham idade entre 10 e 14 anos; 35% entre 1 e 4 anos. Estes últimos sofreram afogamentos tidos como domésticos, que podem ter acontecido em baldes, piscinas e até vasos sanitários. A maioria dos casos envolvendo afogamentos vitimou meninos.

A responsável pelo estudo Alessandra Françóia, coordenadora nacional da ONG Criança Segura, revelou que “a maioria dos afogamentos acontece em águas naturais, abertas e doces”.

Segundo ela, a geografia do país e as brincadeiras irregulares, sem a presença de adultos, favorecem esses acidentes.
Amapá, estado com o maior número de ocorrências, registrou 31,03 mortes por cem mil habitantes, seguido do Espírito Santo (22,14) e Mato Grosso (21,08).

Especialistas orientam os pais a adotar medidas de segurança quando seus filhos estiverem na água e exigir equipamentos de proteção, como coletes salva-vidas, quando estiverem em embarcações.

Fonte: O Globo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...