terça-feira, 5 de março de 2013

MULHERES INSPIRADORAS DA BÍBLIA: Débora




Débora

Uma mulher temente ao Senhor, uma mulher segundo o coração de Deus.


Se fizermos uma emocionante viagem devocional pela Bíblia Sagrada, encontraremos numerosas histórias de mulheres de fé, de mulheres que amaram ao Senhor e de mulheres que, voluntariamente, O serviram.
Débora, mulher de Lapidote, foi uma dessas mulheres que amavam a Deus, obedeciam à Sua Palavra e seguiam as orientações do Senhor em suas vidas.


. Esposa Fiel Que Honra A Deus

Quando Deus nos apresenta Débora, Ele se refere a ela como "mulher de Lapidote". Ela, com certeza, era uma esposa fiel, dedicada e prestativa, o que a tornava "mais valiosa que finas jóias" (Pro 31:10). Ela tinha um marido com quem compartilhava a sua vida.

Se a Bíblia nos diz que Débora era a esposa de Lapidote, isto significa que ela, apesar de ser uma líder, era principalmente uma esposa dedicada e submissa a seu marido.
Deus sempre chama para servi-Lo pessoas que estão ocupadas e que têm condições de fazer o trabalho que ele deseja.

Débora era ocupada mas Deus a chamou para servi-Lo. Ela que já tinha suas obrigações de dona de casa não hesitou em ouvir o chamado do Senhor e servi-Lo de todo o coração.
Ela era uma mulher que sabia como ser liderada por Deus. Ela não só ouvia como fazia o que o Senhor mandava.

. Chamada Para Ser Juíza

Débora foi chamada pelo Senhor para ser juíza em Israel.
A Bíblia em Juízes 4:5 nos diz o seguinte: "... e os filhos de Israel subiam a ela a juízo."
Toda a nação a reconhecia como líder e, enquanto julgava os problemas espirituais e materiais do povo, ela também os instruía nas coisas de Deus. E tudo isto ela fazia porque amava o Senhor e O obedecia e servia de todo o coração.

Irmãs, assim como Débora, sejamos um instrumento nas mãos do Senhor e, corajosamente, nos voluntariemos para aquilo que Deus nos confiou. A sabedoria e a Palavra de Deus necessitam ser proclamadas, e você pode compartilhá-las com as pessoas que dela necessitam. Siga os passos de Débora!

. A Profetisa Débora

Débora, uma mulher temente ao Senhor, uma mulher segundo o coração de Deus e bela a Seus olhos, além de esposa modelo e de juíza usada por Deus, era também uma profetiza. A profetiza Débora era a mediadora entre Deus e o Seu povo, a porta-voz da Sua Palavra.

Débora era a esposa que honrava o marido, era a juíza usada por Deus para dirigir o Seu povo e era a profetiza. Com a maravilhosa intuição de uma pessoa que habita na presença de Deus, falemos de Cristo voluntariamente do modo que agrade a Deus.

Irmã, que você e eu possamos ser mulheres cujos corações habitam todas as características do fruto do espírito: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Se tenho todas estas características, certamente, sou uma pessoa que ama ao Senhor, que quer ser obediente à Sua Palavra e que quer voluntariamente servi-Lo e agradá-Lo de todo o coração.

Siga os seguintes passos que vão fortalecer a sua fé, o seu crescimento espiritual e a sua vontade de servi-Lo voluntariamente:

a) Tenha uma vida baseada na Palavra de Deus.

A Bíblia, em 2 Timóteo 3:16-17, nos diz que "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."
Quando estamos em sintonia com o Senhor, fazendo o que é certo diante dEle, certamente, a Sua Palavra vai nos usar e, certamente, o nosso coração vai nos impelir para, voluntariamente, servi-Lo e servi-Lo com alegria que vai contagiar aquelas pessoas ao nosso redor.

Sirvamos de exemplo àquelas mulheres que não estão servindo ao Senhor; exortemos como Débora que embora fosse à primeira entre o seu povo, não se colocou acima de Baraque - aquele que foi incumbido pelo Senhor para lutar contra Sísera, capitão do exército inimigo, mas, covardemente, preferiu que Débora tomasse a frente. Ela prometeu que iria com ele para a batalha.
Você é uma guerreira do Senhor ou uma desertora?

b)Tenha uma vida baseada na oração.

Você quer ser uma voluntária do Senhor? Você quer fazer grandes coisas para Deus?
Então, ore, peça a Ele que coloque diante de você oportunidades grandes para que assim você possa servi-Lo. A Bíblia diz em Tiago 4:2 que "Nada tendes, porque nada pedis."

c) Tenha uma vida baseada na obediência.
Se você dedica a sua vida a ser praticante da Palavra, o Senhor irá abençoá-la em tudo que fizer.

* Bênçãos virão em sua vida familiar: você honrará a Deus ajudando, respeitando e amando o seu marido e sendo submissa a ele.

* Bênçãos virão sobre a sua vida quando você é uma testemunha útil para o Senhor; quando você proclama a Sua Palavra àquelas pessoas que não O conhecem e estão perdidos; quando você encoraja e exorta um irmão num momento de grande necessidade.

* Bênçãos virão sobre a sua vida quando você serve, voluntariamente, ao Senhor com um espírito de submissão e humildade.

* Bênçãos virão sobre a sua vida quando você não foge da luta, mas, ao contrário, você encoraja outras a serem guerreiras notáveis do Senhor.

* Bênçãos virão sobre a sua vida quando você, voluntariamente e com amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança, serve ao Senhor do fundo de sua alma e de todo o seu coração.

Autora: Valdenira Nunes de Menezes Silva.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...